Selo Comemorativo da Clínica de Tratamento da Dor Luciano Braun
 


A ENDOSCOPIA ESPINHAL COM LISE DE ADERÊNCIAS EPIDURAL, É UM UMA IMPORTANTE MODALIDADE DE TRATAMENTO NO MANEJO DA DOR LOMBAR CRÔNICA, QUE NÃO RESPONDE A OUTRAS TÉCNICAS DE TRATAMENTOS.

A DOR LOMBAR É A MAIS COMUM ENFERMIDADE DA ERA MODERNA, ATINGINDO 15% A 39% DA POPULAÇÃO, CONDUZINDO A SERIAS CONSEQUÊNCIAS SOCIAIS E FINANCEIRAS. SITUA-SE EM PRIMEIRO LUGAR ENTRE AS DESORDENS MUSCULOESQUELÉTICAS.

MUITOS INVESTIGADORES TEM ENCONTRADO QUE ATÉ 79% DOS PACIENTES APRESENTAM-SE AINDA COM DOR LOMBAR CRÔNICA OU RECORRENTE APÓS 1 ANO DA CRISE INICIAL.

ENTRE AS CAUSAS, A DOR LOMBAR PÓS-LAMINECTOMIA É APONTADA COMO SENDO RESPONSÁVEL EM 5% A 40% DOS PACIENTES QUE SE SUBMETERAM A CIRURGIAS.

ALGUNS TRABALHOS ALCANÇAM INDICES DE ATÉ 68%.
A SÍNDROME PÓS-LAMINECTOMIA PODE SER CONSEQUENTE DE CIRURGIAS INADEQUADAS, INCORRETAS OU DESNECESSÁRIAS, MAS TAMBÉM PODE SEGUIR A UMA CIRURGIA BEM INDICADA E BEM REALIZADA.

A LISE DE ADERÊNCIAS POR VIA ENDOSCÓPICA ESTA BASEADA NA PREMISSA DE QUE A VISUALIZAÇÃO TRIDIMENSIONAL DO CONTEUDO DO ESPAÇO PERIDURAL, PERMITE AO OPERADOR GUIAR O CATETER EM DIREÇÃO AS ESTRUTURAS DE INTERESSE, OBTENDO O EXAME DIRETO DE UMA RAIZ NERVOSA ESPECÍFICA E DE SUA PATOLOGIA, COMO TAMBÉM REALIZAR A LISE DE ADERÊNCIAS E INJEÇÕES DE SUBSTÂNCIAS EM PONTOS ESPECÍFICOS.

A PROPOSTA DA ENDOSCOPIA ESPINHAL É OBTER UMA VISUALIZAÇÃO DIRETA DO CONTEÚDO DO ESPAÇO EPIDURAL, REALIZAR LISE DE ADERÊNCIAS E APLICAÇÃO DIRETA DE DROGAS NOS PONTOS ALVOS, CONSEGUINDO DESTA MANEIRA, UMA CONCENTRAÇÃO ELEVADADA DAS SUBSTÂNCIAS JUNTO DAS ESTRUTURAS COMPROMETIDAS. ASSIM SENDO, A ENDOSCOPIA ESPINHAL COM LISE DE ADERÊNCIAS AGREGA MULTIPLAS ABORDAGENS EM UM ÚNICO TRATAMENTO.

A ENDOSCOPIA DO CANAL ESPINHAL COM LISE DE ADERÊNCIAS, ESTÁ INDICADA PARA PACIENTES QUE SOFREM DE DOR LOMBAR REFRATÁRIA , SECUNDÁRIA A MULTIPLOS FATORES, INCLUINDO ENTRE ELES A SÍNDROME POS-LAMINECTOMIA, A FIBROSE EPIDURAL LOMBAR, A DEGENERAÇÃO MULTIPLAS DISCAIS OU ARTROSE DEGENERATIVAS.

NOMENCLATURA: ENDOSCOPIA DO CANAL ESPINHAL, EPIDUROSCOPIA ESPINHAL, MIELOSCOPIA, EPIDUROSCOPIA ESPINHAL OU LOMBAR, ADESIOLISE ENDOSCÓPICA


 
 
 
Cursos